Oficina 1

-terça-feira (07/05)

das 15h30  às 17h15

  Representação Pictórica em Geometria e Linguagem Matemática

Grupo MateGraMática (IME/UERJ) 

Você sabe como representar apropriadamente um objeto geométrico? Para você, a figura abaixo representa adequadamente um quadrado? Nesta oficina, discutiremos sobre esta e outras questões (como uma possível complementação da figura com alguma informação em linguagem matemática) acerca das representações pictóricas no ensino da Geometria, com ênfase em triângulos e quadriláteros. Discutiremos aspectos positivos e negativos presentes nas representações que serão elaboradas pelos participantes, ao representar um objeto matemático.

Membros do grupo participantes da oficina:

André Fonseca (SME/RJ - PROFMAT/UERJ)

Jaime Velasco (IME/UERJ)

Oficina 2

-terça-feira (07/05)

das 15h30  às 17h15

  Introdução à Editoração em Latex

Prof Mauro Nigro (IME/UERJ) 

O objetivo da oficina é apresentar uma ferramenta específica para composição de textos que visam produzir conteúdos que envolvem materiais didáticos em matemática, artigos científicos, e também para qualquer outro tipo de material textual. Nosso foco é na introdução de conceitos básicos na produção do texto em LATEX, sendo uma ferramenta fundamental para alunos de graduação, principalmente os que estão realizando Iniciação Científica ou o Projeto Final e para alunos de pós-graduação.

Oficina 3

-quarta-feira (08/05)

das 15h30  às 17h15

  Possibilidades Outras no Ensino de Matemática: explorando os Cenários para Investigação

Profª Monike Alves (CAp/UERJ) 

Profª Gabriela Brião (IGEOG/UERJ)

De maneira geral, quando pensamos em uma aula de matemática, somos remetidos ao modelo tradicional de ensino, no qual o livro didático assume o papel central no processo, acompanhado por intermináveis listas de exercícios pré-fabricados, todos seguindo um padrão específico e buscando uma única resposta correta. Nesse contexto educacional, a criatividade e a curiosidade não encontram espaço para se manifestar. No entanto, existem outros ambientes de aprendizagem, como proposto por Ole Skovsmose, que podem ser explorados para enriquecer essa experiência de ensino. Nesta oficina, abordaremos um desses ambientes: os cenários para investigação. Tal ambiente de aprendizagem se fundamenta principalmente no diálogo e na pesquisa, levando em consideração os interesses, expectativas e conhecimentos prévios dos estudantes. Desta forma, os alunos são incentivados a perceber que a matemática não é uma ciência neutra ou estática, mas sim repleta de possibilidades, sustentadas em situações reais, ou mesmo idealizadas.

Oficina 4

-quarta-feira (08/05)

das 15h30  às 17h15

  Uso do SageMath como auxiliar na interpretação e resolução de problemas de programação linear

Prof. Rogério Cavalcanti (IME/UERJ)

O uso de ferramentas computacionais faz parte da rotina de diversos profissionais ligados à pesquisa e à educação. Porém, a adoção desse tipo de ferramenta ainda é bastante restrita em boa parte dos cursos de graduação. Isso se deve, em parte, devido ao alto custo de softwares proprietários profissionais. O objetivo dessa oficina é apresentar um recorte dentre as possibilidades de uso do SageMath como aliado na pesquisa e formação de estudantes de graduação em matemática e demais ciências exatas.  SageMath é um moderno sistema de computação algébrica, livre, baseado em Python, que nasceu com o  propósito de se tornar “uma alternativa viável e de código aberto ao  Maple, Magma, Mathematica e Matlab”. É perfeitamente adequado ao uso com fins educacionais ou de pesquisa. De forma mais específica, o recorte a ser tratado nessa oficina é o da introdução do SageMath como ferramenta didática na interpretação e resolução de problemas de programação linear. A etapa mais difícil no uso desse tipo de software é se habituar à sua sintaxe e semântica. Durante a oficina essa etapa será cumprida de forma suave, supervisionada e, mostrando como o estudante pode desenvolver habilidades com a ferramenta de forma autônoma.