-quarta-feira (08/05)
das 13h30 às 15h
Mentalidades Matemáticas e a Sala de Aula da Educação Básica
Profª. Eduarda Cardoso (CAp/UERJ)
Mentalidades Matemáticas é uma abordagem pedagógica desenvolvida pela professora e pesquisadora Jo Boaler da Universidade de Stanford. São ideias que reúnem referências da neurociência, da psicologia da educação e da educação matemática. Essa metodologia parte da concepção de que qualquer pessoa pode aprender matemática em altos níveis e apaixonar-se pela disciplina. Dessa forma, incentiva-se que as atividades matemáticas sejam pensadas de forma aberta, criativa e visual. A forma de ensinar matemática proposta por Boaler indica que os educadores devem abandonar a rigidez do cérebro e a ideia de mentalidade fixa, isto é, que algumas crianças são “lentas”, que outras possuem um “dom” para matemática. De acordo com a pesquisadora, aprender matemática em alto nível está diretamente associado ao ensino de alta qualidade e a ajuda específica que todas as crianças merecem. Isso inclui materiais e estímulos positivos que os alunos recebem. Em termos práticos, essa abordagem é composta de estratégias para trabalhar a matemática de maneira conectada, dentro e fora da sala de aula, com incentivo à investigação matemática e suas diferentes possibilidades de resolução, levando em consideração a plasticidade cerebral. Para que os alunos obtenham melhores resultados, os professores devem criar uma sala de aula que promovam aos estudantes um ambiente onde é estimulada a mentalidade de crescimento em detrimento da mentalidade fixa, isto é, um ambiente em que educandos sejam estimulados a confrontarem sua hipóteses, utilizar vocabulário matemático nas explicações, descobrir seus erros e trabalhar em cima deles, assim como representar a resposta de mais de uma maneira. Nesta palestra apresentaremos as principais ideias da abordagem das Mentalidades Matemática e apresentar propostas de atividades que já foram aplicadas em turmas da educação básica abrangendo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.